“SOU AGRICULTORA!”

Compartilhe!

“SOU AGRICULTORA!” | Cristiane tem 27 anos e é agricultora familiar da comunidade Café Campestre, localizada no município de Quixadá, no Semiárido Cearense. Sua família, assim como outras 199 famílias dos municípios de Quixeramobim e Quixadá, conquistaram cisternas de captação de água da chuva através Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que está sendo executado no sertão central pelo Instituto Antonio Conselheiro (IAC), com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Cristiane participou do Curso de Gestão de Água para Produção de Alimentos (Gapa) na semana passada e, inspirada nas experiências dela e de outras agricultoras, rascunhou as primeiras palavras do que viria a ser o cordel “As desbravadoras”.

Cristiane afirma que ser mulher no campo é demonstrar força, resistência, coragem e determinação. Sabiamente, ela remonta em seus versos o valor que a mulher tem para o Semiárido. Hoje, depois de tantos avanços por meio de políticas públicas para os povos dessa região, principalmente viabilizando o trabalho das agricultoras, a história pode ser contada de forma mais justa.

Pensando nisso, ela partilha seus versos tão sinceros e cheios de energia para que outras mulheres possam ter inspiração para desbravarem as terras do Ceará aliadas à agroecologia e aos conhecimentos para o Bem Viver.

Informações e vídeo: João Marcos, comunicador popular do IAC.