O podcast Cidadãs das Águas, histórias de mulheres, conquistas das águas e protagonismo no Semiárido aborda relatos de mulheres rurais, que conquistaram a cidadania, por meio do acesso à água de consumo humano e do acesso a outras águas destinadas à produção alimentar e à criação animal.
Neste primeiro episódio, passamos por três estados do Semiárido brasileiro: Rio Grande do Norte, que nos apresentou a agricultora e diretora da Rede de Comercialização Solidária Xique – Xique, Francisca Eliane de Lima. Devido à falta de água no assentamento onde mora, Neneide chegou a pensar em abandonar a região, mas com a chegada da cisterna de 16 mil litros, ela viu a possibilidade de viver com qualidade na sua região.
Vindo para Pernambuco, conhecemos Estefany Lima, uma adolescente de 14 anos, que já nasceu com a cisterna perto de casa e, por isso, desconhece o que é a seca. Também fizemos uma parada no estado da Bahia para conhecer Maria Neves, uma agricultora que realizou o sonho de aprender a ler e a escrever graças à cisterna de 16 mil litros.
O podcast foi produzido pela jornalista Adriana Amâncio, intregrante da Asacom, como trabalho do curso Podcast: o seu conteúdo para o mundo, realizado pelas As Amazonas, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil.