Relações igualitárias de gênero no meio rural é o destaque do encontro

Compartilhe!

Agricultores e agricultoras agroecológicos vem, desde 2006, trocando experiências numa perspectiva de gerar conhecimentos na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável. O Encontro Territorial de Agroecologia e Socioenomia Solidária (ETA), no Ceará, aparece como um dos principais momentos de construção coletiva de saberes, dando visibilidade às vivências das famílias agricultoras sobre os princípios da agroecologia e da socioeconomia solidária, assim como amplia o debate sobre a temática escolhida para o ano, no território dos Vales do Curu e Aracatiaçu.  

A sexta edição do ETA traz como tema “Vivendo Agroecologia e Construindo Relações Igualitárias de Gênero no Meio Rural”, levando a discussão sobre o papel da mulher na agroecologia e a reflexão desta nas relações de gênero e divisão do trabalho, como o processo de transição das práticas tradicionais para as práticas agroecológicas que se consolidam em quintais e pequenos roçados, geralmente sob o comando das mulheres da casa.

A organização do evento está por conta da Rede de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos do Território Vales do Curu e Aracatiaçu, do Fórum Microrregional pela Vida no Semiárido de Itapipoca e do Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador (CETRA). O ETA acontecerá entre 9 e 11 de novembro, em Itapipoca (CE), e a previsão é de 200 participantes, entre agricultores e agricultoras, componentes do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido e técnicos e técnicas da sociedade civil organizada, de instituições do poder público e convidados e convidadas.

Além do momento de formação, o ETA deste ano é uma celebração aos seis anos da Rede, da Feira Agroecológica e Solidária de Itapipoca e do próprio Encontro. Os três nasceram juntos e é juntos que festejam sua caminhada, entremeada de relações, descobertas, desafios, enconrajamento recíproco e iniciativas, conquistando seu espaço na sociedade. Vale lembrar que recentemente a Rede recebeu homenagem da Assembléia Legislativa do Ceará pelo Dia Mundial da Alimentação graças à sua atuação na construção da soberania alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *