II Semana pela Democratização da Comunicação é realizada no Sertão do São Francisco

Acontece de 18 a 22 de outubro a II Semana pela Democratização da Comunicação, realizada pelo Fórum de Comunicação do Sertão do São Francisco, em vários municípios deste território. A mesa intitulada “A Comunicação que temos e a comunicação que teremos” abriu o evento ontem. Participaram dela o assessor especial de Políticas Públicas da Secretaria de Comunicação Social da Bahia, Antônio do Carmo, e a representante do Instituto de Mídia Étnica, Juliana Dias.
Hoje (19), a programação segue com a exibição do documentário “Criança, a alma do negócio” na Casa de Cultura do Bairro Quidé, seguida de discussão acerca da relação entre mídia e consumismo. A partir do dia 20, as atividades serão realizadas em outros municípios do território, a exemplo de Canudos, Curaçá e Pilão Arcado, tendo como foco a realização de oficinas de comunicação para jovens e a apresentação de programas especiais sobre comunicação nas Rádios Comunitárias destes municípios.
A Semana pela Democratização da Comunicação faz parte da agenda dos movimentos sociais que atuam no campo da comunicação e este ano acontece em meio à discussões da criação de um novo marco regulatório para as comunicações no Brasil e o Plano Nacional de Banda Larga. No estado da Bahia, o cenário de estruturação do Conselho Estadual de Comunicação mobiliza a sociedade civil para reivindicar a comunicação como direito humano.
O Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco é um espaço de discussão e proposição de políticas públicas que reúne diversas organizações sociais de municípios do território do Sertão do São Francisco, na Bahia.
Foi criado em setembro de 2009, a partir da mobilização para a I Conferência Nacional de Comunicação. Atualmente conta com a participação de entidades locais e nacionais, estudantes, comunicadores populares e profissionais da comunicação interessados/as em discutir e contribuir com a luta por uma comunicação responsável e comprometida com uma sociedade democrática, que valorize mecanismos de participação popular.
O Fórum conta com uma Secretaria Executiva que hoje é representada pelo Núcleo de Arte Educação Nego D’Água (Nenda), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (Idesab), além da articuladores/as locais nos municípios do território.
PROGRAMAÇÃO
Dia 18 – Juazeiro
Mesa Redonda: “A Comunicação que temos e a comunicação que queremos”
Debatedores/as: Juliana Dias (Instituto de Mídia Étnica); Antônio do Carmo (Assessoria Especial de Políticas Públicas – Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia); Érica Daiane (Fórum de Comunicação Sertão do São Francisco)
Local: Auditório do Campus III UNEB – 16:30h
Dia 19 – Juazeiro
Exibição do vídeo “Criança a alma do negócio” e Debate sobre Mídia e Consumo
Facilitadores: João Paulo Marques e Edson Carvalho
Local: Casa da Cultura, Bairro Quidé – 18h
Dia 20 – Curaçá
Oficinas de comunicação
Educomunicação (Érica Daiane)
Técnicas de Locução (Juvenal Lemos)
Produção Textual (Álvaro Luiz)
Dia 21 – Juazeiro (Salitre)
Local: Casa Paroquial de Curaçá – das 9h às 17h
Oficina de Rádio Escola
Local: Escola Municipal do Junco – Salitre – 13h
Dia 22 – Pilão Arcado
Programa Viva a Vida – Especial Democratização da Comunicação (Responsável: Pastoral da Criança)
Local: Rádio Comunitária Tropical FM – das 8h às 9h
Dia 22 – Canudos
Programa Sol Poente – Especial Democratização da Comunicação (Responsável: IRPAA)
Local: Rádio Atividade FM – a partir das 16h
Obs.: A programação não acompanha o horário de verão.