História de resistência de comunidades tradicionais de Minas vira documentário

Nos dias 26 de outubro e 5 de novembro, as comunidades de Santa Maria da Vitória e Coribe, respectivamente, vão assistir ao documentário “Das Águas Gerais: a resistência de um Povo”. O vídeo mostra a vida e resistência das comunidades Geraizeiras e Ribeirinhas das bacias dos rios Carinhanha e Corrente, bem como sua relação harmoniosa com o Cerrado.
No último dia 5, durante a comemoração da “Semana do São Francisco”, mais de 200 pessoas de Cocos, Jaborandi, Coribe e região prestigiaram o lançamento do documentário, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Cocos-BA.
O evento foi organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens-MAB, Associação Ambientalista Vida Verde-AAVV, Paróquia de São Sebastião, Comissão Pastoral da Terra-CPT, Movimento de Mulheres, Cine Itinerrante e Comunidades que há anos vem sofrendo com as ameaças de projetos de Barragens. Este momento foi de grande relevância para apresentar à sociedade as demandas destas comunidades, bem como, sua luta e organização.
Na oportunidade, a comunidade do Riacho do Meio que vem sendo ameaçada pela implantação da Santa Colomba Agropecuária e Cafés Ltda pode expressar a sua indignação com os desmandos deste empreendimento, em especial, o risco ao acesso a água por mais de 300 famílias, que vivem as margens deste riacho. Outro marco desta atividade foi a integração entre moradores de várias comunidades de Cocos, Coribe e Jaborandi, que mostra a importância de fortalecer a unidade das lutas na região. Para o Sr. Aldo Pereira Bispo, comunidade da Boca Negra “estamos à disposição para nos unirmos a luta de qualquer comunidade no Oeste da Bahia.”
Após a exibição do documentário houve intenso debate com a intervenção do público presente, que foi seguida de entrega do documentário às comunidades e organizações presentes.