Um Semiárido plural em cartaz no Ponto de Cultura na Roça

Imagens de um Semiárido diverso, plural, rico, contraditório, em transformação. As múltiplas faces dessa região é tema de uma exposição que será realizada neste sábado (1º), no Ponto de Cultura na Roça, em Dormentes, município do sertão pernambucano. O Ponto de Cultura é um projeto gerenciado pelo Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco (Neps), através de uma parceria com o Governo de Pernambuco.
Nas 300 peças da exposição – fotografias, banners, cartazes – está capturada a cultura de convivência com a região onde chove de forma concentrada e a estação chuvosa é bem mais curta do que o verão. Entre as imagens que documentam a mudança de paradigma da luta contra a seca para a aceitação das características naturais do clima, destacam-se uma agricultura de base agroecológica e as tecnologias sociais que garantem o armazenamento de água para consumo humano e produção de alimentos e criação animal.
A paisagem que se transforma através do processo de desertificação de seu solo também foi devidamente documentada para a exposição. Elas serão testemunho do sofrimento pelo qual passa o meio ambiente devido à forma degradante que o homem se relaciona com a natureza.
A intervenção do homem no território, com as obras da transposição do rio São Francisco e da construção da linha ferroviária Transnordestina, também está retratada nas imagens da exposição.
Manifestações da cultura local são outra face deste Semiárido, cuja população passa lentamente por um processo de reconhecimento e valorização de sua identidade agricultora.
O Neps é uma organização que faz parte da Articulação no Semi-árido (ASA) e tem construído pontes entre a população rural e expressões culturais que valorizam a identidade local e geram um clima de otimismo e orgulho de ser e viver no espaço rural e também no Semiárido.
O quê?
Exposição de fotografias.
Quando?
Dia 01 de outubro, das 8h às 15h.
Onde?
No pátio de eventos da cidade de Dormentes