Programa de rádio da ASA aborda a importância da leitura no desenvolvimento de crianças e jovens

Compartilhe!

“Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!”

Ao escrever esses versos, a poetisa Clarice Pacheco faz um convite ao prazer de uma boa leitura. Isso porque, quando temos o costume de ler com frequência, abrimos uma porta para um mundo de conhecimentos. A prática da leitura estimula a inteligência, ajuda a enriquecer nosso vocabulário, dinamiza o raciocínio e a capacidade de interpretação.

No entanto, apesar de fundamental, muitas pessoas, sobretudo crianças e jovens, têm dificuldades ou pouco interesse pela leitura. Na região do Semiárido, um agravante contribui com esse problema: grande parte dos livros não condiz com a realidade da região, o que dificulta o entendimento do conteúdo.

Pensando na relevância desse assunto, a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) decidiu produzir o programa de rádio Riquezas da Caatinga com o tema Importância da Leitura.

O programa fala sobre o valor dos livros na formação do nosso conhecimento e traz o exemplo do Baú de Leitura, projeto que estimula a leitura, valorizando o saber popular, despertando a autoestima e o prazer pela leitura. A experiência surgiu em Feira de Santana, na Bahia, como iniciativa do Movimento de Organização Comunitária (MOC), entidade que compõe a ASA, e com o apoio do UNICEF.

Ouça o programa Importância da Leitura (caso não consiga visualizar, clique aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *