Rede Coep lança quarta edição de prêmio que valoriza participação social

O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep Nacional) e a Rede Mobilizadores lançaram a quarta edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. Promovido desde 2008, o prêmio valoriza as pessoas que se mobilizam de diversas formas, em todo o país, para melhorar as condições de vida de comunidades de baixa renda ou das localidades onde vivem.
“A motivação para ajudar a transformar a realidade social brasileira é um traço marcante da atuação do Coep, desde sua criação pelo Betinho, em 1993. O Prêmio é uma forma de disseminar esse espírito e dar visibilidade a pessoas comprometidas com esta causa”, ressalta André Spitz, presidente do Coep Nacional.
As ações realizadas pelos candidatos têm diversos focos, desde ações de assistência, capacitações para geração de renda, até a promoção do desenvolvimento sustentável de comunidades e preservação do meio ambiente. Histórias como a de casais que tiveram filhos com deficiência e criaram associações voltadas para esse público; de dependentes químicos em abstinência que agora dão palestras sobre prevenção de drogas; de mulheres que criaram cooperativas com o objetivo de ajudar as famílias locais e hoje já atingem outras comunidades em diversos estados são exemplos de algumas iniciativas.
“A divulgação nacional de ações na área social, que muitas vezes ficariam conhecidas somente em suas próprias cidades, estimula o surgimento de iniciativas semelhantes, mobilizando outras pessoas para encontrarem sua forma de participação social”, explica Amélia Medeiros, secretária executiva adjunta do Coep Nacional e coordenadora da premiação.
Os candidatos são indicados pelos integrantes da Rede Coep, formada por organizações de 27 estados e 29 municípios, escolhidos pelas ações sociais que desenvolvem diretamente ou por meio de organizações parceiras. Nos estados e municípios participantes concorrem ao prêmio três candidatos. A votação é online, no site do Coep.
Todas as ações realizadas pelos candidatos serão, posteriormente, cadastradas no Mapa de Atitudes Cidadãs, um banco de iniciativas desenvolvidas em comunidades de baixa renda. Novas ações também podem ser cadastradas por pessoas ou organizações, inspirando outros atores a encontrar seu caminho de colaboração social.
Em 2010, o prêmio contou com mais de 56 mil votos e premiou 33 pessoas de diferentes municípios brasileiros.