Vídeo – Não se Pode

Os participantes do I Encontro de Acesso à Terra no Semiárido tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura do local com Mestre Agenor e o Forró de Candeeiro que trouxeram a música refletindo as manifestações culturais do estado.
Os jovens do grupo Dandiê acompanharam as batidas do Forró de Candeeiro e animaram a segunda noite do evento (11) com danças que contam a história cultural, os costumes e algumas das lendas mais conhecidas do Piauí como a de “Não se pode”.
A lenda conta que a história de uma mulher que andava pelas noites de Teresina na época em que as ruas eram iluminadas por lampiões a gás. A mulher aproximava-se dos homens que andavam pelas ruas da capital do Piauí e pedia-lhes um cigarro. Se eles lhe perguntavam o nome, ela, numa voz triste, bem compassada, separando bem as sílabas, respondia: “Não se pode! Não se pode! Não se pode!”
Ela colocava o cigarro à boca e começava a se esticar. Crescia, crescia, crescia, a ponto de acender o cigarro lá em cima, no lampião. Depois saía caminhando, lentamente, e repetindo “Não se pode! Não se pode! Não se pode”.
Veja abaixo um vídeo com a aparesentação do grupo Dandiê e a dança do Não se Pode
O I Encontro de Acesso à Terra no Semiárido foi realizado entre 10 e 12 de agosto, em Teresina, no Piauí.