P1+2 realiza encontro de avaliação em microrregiões do Ceará

Compartilhe!

 A Unidade Gestora Territorial (UGT) Cáritas Regional Ceará, do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), realizou nos dias 9 e 10 de agosto o Encontro Territorial de Avaliação do programa nas microrregiões de Itapipoca, Sobral e Tianguá. O evento aconteceu em meio ao clima agradável da Serra da Meruoca, na microrregião de Sobral.  Cerca de 30 pessoas participaram do encontro, entre agricultores e agricultoras, equipe técnica, representantes das comissões municipais, sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e representantes de Unidades Gestoras Municipais (UGMs) do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) da ASA.

O exercício dos dois dias de encontro foi o de avaliar a caminhada do P1+2 nas regiões, desde o seu início, em 2008, mas enfatizando os avanços e desafios do termo de parceria em execução.  A equipe do programa apresentou um balanço das ações nos três territórios e também do trabalho de comunicação. Um dos instrumentos usados para animar a discussão sobre o papel da comunicação no programa foi a exibição do vídeo “Plantar Água, Colher Vida”, produzido pela ASA.

Um dos elementos mais fortes na memória dos agricultores e das agricultoras presentes foram as visitas de intercâmbios, descritas como uma das principais atividades do projeto, em especial para as mulheres. “Além das tecnologias o P1+2 trouxe para as famílias formação, palestras, capacitações. Além de visitas de intercâmbios para melhorar a compreensão”, disse dona Ambrosina, da comunidade de Riacho do Meio,  em Irauçuba (CE).  O Semiárido agora com a presença do P1+2 é descrito como “a terra em que se plantando tudo dá”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *