Cariri Oriental celebra dia do agricultor trazendo novidades

A cidade de Boqueirão – Cariri paraibano, celebrou o Dia do Agricultor com a IV Festa da Agricultura Familiar do Território do Cariri, nos dias 27 e 28 de julho. O evento foi uma realização do Casaco (Coletivo Asa Cariri Oriental), do Fórum de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Cariri Oriental Paraibano e contou com o apoio de diversas instituições dentre elas o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM).
A festa mobilizou aproximadamente 700 pessoas, entre agricultores familiares das cidades de: Alcantil, Barra de Santana, Riacho de Santo Antônio, Caturité, Cabaceiras, Caraúbas, Soledade, Santo André, Congo e da própria Boqueirão e membros de instituições parceiras.
O primeiro do dia do evento foi um momento de formação e reflexão sobre a realidade da agricultura familiar no estado da Paraíba. Para isso, a programação contou com oficinas de produção agroecológica e convivência com o semiárido, tendo com público alvo os agricultores; e também sobre o Projeto Ciranda Cultural que discutiu sobre o tema juventude. Em paralelo ainda ocorreu a formação dos agentes de leitura do programa Arca das Letras.
O dia 28 de Julho, considerado o Dia do Agricultor, foi marcado por uma caminhada agroecológica pelas ruas da cidade de Boqueirão, lançando a campanha Cariri Oriental Livre dos Agrotóxicos, que tem por objetivo sensibilizar os agricultores e consumidores sobre os riscos e os prejuízos a saúde sobre o uso desses verdadeiros venenos que são os agrotóxicos.
Após a caminhada e ainda dentro da programação de lançamento oficial da campanha os representantes das instituições parceiras do evento falaram da importância desta iniciativa. O coordenador do SPM na Paraíba, José Arivaldo Sezyshta alertou que o Brasil tem a vergonhosa marca de ser o campeão mundial de uso de agrotóxicos e opinou ainda que se nós quisermos verdadeiramente acabarmos com esse absurdo que é o uso de agrotóxicos é preciso construir alternativas para que o agricultor possa produzir agroecologicamente.
Além do SPM, a Embrapa, BNB, Conab, Patac, SDT/MDA, Sebrae, Sedap e MST apoiaram a IV Festa da Agricultura Familiar do Território do Cariri, contribuindo assim para o desenvolvimento territorial do Cariri.