Site já conta com mais de 100 boletins cadastrados

Compartilhe!

Ver sua história de vida publicada é algo que encanta e enobrece as agricultoras e agricultores experimentadores. Disponibilizar essa história para milhares de pessoas, de todo o mundo, até parecia inimaginável, mas hoje já é realidade para muitas dessas famílias do Semiárido brasileiro.

Após quase um mês do seu lançamento, o Banco de Experiências do site da ASA atingiu a marca de mais de 100 histórias cadastradas. Entre elas, está a de Roberto e Joelma Pereira, que trabalha com criação de pequenos animais e com o cultivo agroecológico. Um verdadeiro tesouro ao redor de casa e que já serviu de exemplo para muitas pessoas.

“Ter nossa história num boletim tem um significado especial e, ao mesmo tempo, diferente do que estamos acostumados. Trabalhamos [referindo-se aos agricultores e agricultoras] quase sempre no anonimato e agora as pessoas sabem o que fazemos. Além disso, independente da distância, pode existir alguém com uma história parecida com a minha e eu vou poder ajudar, porque a internet permite isso”, explica Joelma.

O banco de experiências tem como objetivo reunir todas as experiências sistematizadas no boletim O Candeeiro, uma das ferramentas metodológicas do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). O material também tem um papel fundamental nos intercâmbios, ao favorecer a troca de conhecimentos mesmo à distância. Atualmente, existem mais de mil boletins impressos, que gradativamente estão sendo cadastrados na web, pelas comunicadoras e comunicadores populares da ASA.

No futuro, a ferramenta poderá gerar relatórios, como o número de boletins existentes por estado, por instituição e até mesmo por temas, além de indicar a localização das experiências.

Como usar

Acesse o site da ASA através do endereço www.asabrasil.org.br e clique em Banco de Experiências – O Candeeiro. A busca pelas histórias é feita pelo tema. Ao escolher o assunto, a ferramenta abre uma nova aba com os nomes dos estados que possuem boletim com aquele tema. Quem quiser refinar a pesquisa, poderá escolher a organização responsável pela sistematização daquela experiência.

Os boletins estão disponíveis no formato pdf e estão divididos em 12 temas: acesso à terra, acesso à água, agrobiodiversidade, criação animal, mulheres, educação contextualizada, economia solidária, organização comunitária, quintais produtivos, manejo da caatinga, agrofloresta e sementes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *