Fetraf capacita comissões municipais da ASA nas regionais Canavieira e Potengi no RN

Compartilhe!

No período de 12 a 15 deste mês, a Federação dos Trabalhores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Fetraf-RN) realizou uma capacitação com as Comissões Municipais responsáveis pela Gestão Social dos Programas de Formação e Mobilização para a Convivência com o Semiárido: P1MC e P1+2, da Articulação no Semi-Árido (ASA).

Foram capacitadas 40 pessoas de 17 municípios, integrantes de associações, sindicatos dos trabalhadores rurais e pastorais da igreja católica, que constituem as comissões de controle social das ações da ASA.

Destaque para uma característica comum aos participantes: 65% são agricultores e filhos de agricultores familiares, moradores da zona rural e beneficiários do P1MC. Dois deles (5%) já atendidos também pelo P1+2, com as cisternas-calçadão e já estão produzindo alimentos com a água acumulada na cisterna, conquistando segurança alimentar para a família e comercializando o excedente de sua produção no seu município.

Destaque também para algumas experiências espontâneas de comissões comunitárias que foram partilhadas durante a oficina. Na comunidade de Jucá, município de Santo Antônio, têm sido organizados mutirões regulares para limpeza e manutenção das cisternas e monitoramento do tratamento da água pelas famílias.

Em Lagoa do Couro, município de Nova Cruz, a associação comunitária faz todo mês um encontro de prestação de contas e de capacitação dos sócios, entre os temas trabalhados está a convivência com o Semiárido e as responsabilidades das famílias e da comunidade com os programas da ASA e suas tecnologias já implantadas na localidade.

Seguindo a tradição da ASA Potiguar, as comissões da região de atuação da Fetraf participam dos Fóruns Municipais como estratégia de intervenção em Políticas Públicas. Nestes Fóruns, são discutidos problemas e encaminhadas soluções para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento local sustentável.

Foi constatado que cinco municípios têm seus fóruns com reuniões mensais independentemente de estarem em período de mobilização e construção de cisternas: São Tomé, São Pedro, São Paulo do Potengi, Santo Antônio e Nova Cruz.

Foram partilhadas durante as oficinas várias conquistas significativas dessas articulações em seus municípios. Com destaque para a parceria firmada com a prefeitura de São Tomé, sem a qual seria impossível construir as cisternas de água de beber nos altos das serras de difícil acesso.

As oficinas foram ministradas sob a orientação do método Ver-Julgar-Agir. Ao final, os participantes construíram ações e agendas coletivas como compromisso para a atuação das Comissões Municipais pós-capacitação.

Neste sentido, ficou decidido que a partir de agora haverá um encontro regional mensal das Comissões (um para a região Canavieira e outro para o Potengi) para monitoramento e qualificação das atuações de cada Comissão e também dos Fóruns municipais e regionais. A primeira rodada desses encontros ficou para 12.08 na Canavieira e 16.08 no Potengi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *