Encontro de manejo da Caatinga

Compartilhe!

 Agricultores discutiram práticas de manejo e conservação do solo| Foto: Aparecida Amado

Nos dias 13 e 14 de julho foi realizado, na comunidade Bom Jardim, município de Monte Alegre (SE), o Encontro de Formação pela Experimentação no Manejo da Caatinga, um projeto desenvolvido pelo Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e financiado pelo Projeto Dom Helder Câmara (PDHC).

O principal objetivo do projeto é a contratação de serviços para assessoria técnica específica, promovendo encontros de aprendizagem territoriais em manejo da caatinga, utilizando metodologia integrada à educação contextualizada, visando dar suporte ao aprendizado dos agricultores e agricultoras dos assentamentos e comunidades da agricultura familiar em áreas experimentais no território do Sertão Sergipano.

O evento contou com a participação de mais de 45 agricultores e agricultoras, além de técnicos de entidades que atuam no Semiárido sergipano. O encontro foi organizado pela equipe técnica do CDJBC numa proposta de construção coletiva.

O tema debatido no encontro foi Práticas de Manejo e Conservação do Solo dividido em subtemas como: sensibilização e abordagem sobre cobertura de solo, experimento prático referente à perda do solo, curva de nível e contenção de voçorocas, além de uma visita na área da agricultora Maria Bispo, onde os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e realizar atividades práticas que contribuirão para facilitar a continuação do trabalho nas suas propriedades.

A mística inicial propôs a plantação de expectativas durante o evento e no momento de avaliação final foi feito conjuntamente a colheita de aprendizagem, sabedoria, consciência, sensibilização, troca de experiências, amizades e muitos outros sentimentos relatados pelos participantes.

“Temos que ter a consciência do manejo do solo, temos que propagar isso para todos pequenos e grandes agricultores”, disse o engenheiro florestal e coordenador técnico do Projeto Frutos da Floresta, Ronaldo Fernandes.

Até o término do projeto acontecerão vários outros momentos de formação, na perspectiva de despertar em todos aqueles que lidam com a terra a real importância de cuidar do solo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *