Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato é membro do comitê de bacia dos Rios Canindé e Piauí

Compartilhe!

A Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato participou da Plenária eletiva do Comitê de Bacia dos Rios Canindé e Piauí, em Picos, no último dia 10 de junho, onde foi apresentado o Plano Estadual de Recursos Hídricos, lançado em dezembro de 2010 pelo governo estadual. O plano dá uma ampla e aprofundada visão do diagnóstico hídrico do Piauí, identifica gargalos e propõe saídas para determinados problemas que exigem um debate maior das organizações sociais.

Segundo Hildebrando Pires, coordenador da Cáritas Diocesana, embora o governo do estado tenha dados passos na preservação das bacias hidrográficas, há uma dicotomia de ações sem o aprofundamento do debate com a sociedade.

“É o caso, por exemplo, da construção de uma adutora do Rio São Francisco até a cabeceira do Rio Piauí para abastecer e fazer sangrar a barragem Petrônio Portela [Barragem da Onça], em São Raimundo Nonato, e a partir daí construir 100 quilômetros de canal para alimentar outras barragens. Tudo isso em nome da segurança hídrica do estado. Segundo o Secretário Dalton Macambira, já está conveniada com o Banco do Nordeste a primeira parte da obra”, exemplifica.

Dentro da plenária foi feita a eleição das entidades que participariam como membros do Comitê de Bacia dos Rios Canindé e Piauí, que segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) é a maior bacia do Estado do Piauí. Ocasião na qual a Cáritas Diocesana foi eleita como membro do comitê.

“Na própria plenária já pontuamos sobre o as ações da sociedade civil articulada pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) como visão de segurança hídrica para as famílias do Semiárido. Isso nos traz mais responsabilidades e exigências no debate fiscalizador e propositivo das políticas ambientais no território Serra da Capivara e deve dialogar diretamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Raimundo Nonato que também estamos criando”, afirma Hildebrando.

Além da Cáritas, outras dez entidades da sociedade civil foram eleitas. Do território da Serra da Capivara participam ainda do comitê o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de São Raimundo Nonato e a Associação do Assentamento Marrecos de São João do Piauí. São 11 entidades representativas da sociedade civil, 11 representantes de usuários, 11 das prefeituras dos municípios da bacia e 11 do Governo do Estado, totalizando 44 membros no comitê.

* Com informações da Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *