Serra Branca por Serrabranqueiros

No último dia 20, sexta-feira, a comunidade centenária de Serra Branca, no município de Porteirinha, recebeu o resultado da oficina de vídeo Construindo Nossa História, realizada por jovens da própria comunidade durante as festividades de Senhora Santana. O resultado foi um vídeo que traz registros da festa e depoimentos de pessoas que fizeram parte da história local ao longo do tempo.
Participaram da oficina 12 jovens e adolescentes que fazem parte da Associação Cultural Senhora Santana. Durante quatro dias, eles puderam compreender algumas técnicas e práticas utilizadas na filmagem. Durante a oficina, também foi falado dos diversos meios de comunicação popular disponíveis e de fácil acesso para fortalecer a comunidade e as iniciativas populares.
Como a festa e a comunidade centenária têm um valor histórico muito forte para a região e, principalmente, para o município, essa oficina foi pensada para além de contar a história da comunidade, também despertar jovens e adolescentes para a valorização cultural e de suas vivências.
Seu Leocaideo José dos Santos, sanfoneiro tradicional da comunidade e atual responsável pela animação do Reis e da Alvorada nas festividades, desabafa sobre a preocupação com a continuidade da tradição: “no dia que a juventude se envolver e se engajar nos valores da comunidade não me importo de morrer, posso ir embora tranqüilo”.
A oficina Construindo Nossa História foi realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha junto com a Associação Baru Cultural. A produção também contou com a parceria da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE), que financiou a oficina. Essa também é uma iniciativa da Rede de Comunicadores Populares do Semiárido Mineiro que luta pelo direito à comunicação na região, por meio da Articulação no Semiárido Mineiro – ASA Minas.
A Edição do Vídeo faz parte do envolvimento da Associação Baru Cultural com a causa, que de forma colaborativa, finalizou o trabalho que foi apresentado como forma de retorno para a comunidade.
Para Elton Mendes Barbosa, coordenador geral do STR, é muito importante resgatar a cultura popular porque faz parte da nossa história. Segundo ele, “quando valorizamos nossa história, estamos valorizando nosso povo, nossas lutas e nossa cultura”.
O lançamento do vídeo está previsto para ser realizado durante a programação da Festa Tradicional de Senhora Santana deste ano, prevista para julho. O projeto prevê ainda distribuição do vídeo para as escolas da região e entidades parceiras.