Plano ABC pretende baixar emissão de carbono na agricultura

Um grupo de trabalho formado por representantes de ministérios e de entidades da sociedade civil concluiu na semana passada o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). O documento também é chamado de Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura.
O trabalho foi coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com ampla participação de diversos setores sociais.
“A relevância estratégica do setor agrícola para a mudança do clima está no fato de que há uma inquestionável necessidade de expansão da produção para atender as demandas atuais e futuras de suprimento alimentar”, afirma o documento. “Está também na premissa de que a expansão da produção não deve contribuir negativamente com uma elevação dos níveis atuais de emissões, e tampouco pode ser alcançada via processos que resultem em perda de áreas de vegetação nativa, comprometendo assim a sustentabilidade ambiental”.
De acordo com o plano, “não há uma solução única, sendo necessário um esforço conjunto tanto no desenvolvimento de novas tecnologias quanto da implementação de ações que combinem o aumento da produção sustentável, de alimentos e energética, com as preocupações com mudanças climáticas”.
Clique aqui para ter acesso ao documento na íntegra.