Desperdício e aproveitamento de alimentos são temas do Riquezas da Caatinga

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lançou esse mês o relatório “Perdas alimentares globais e desperdício alimentar”. A pesquisa, que foi elaborada entre agosto de 2010 e janeiro deste ano pelo instituto sueco SIK, afirma que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano em todo o mundo.
Segundo as informações divulgadas, os países ricos são os que mais desperdiçam, chegando a cerca de 670 milhões de toneladas de alimentos por ano. Os países pobres também jogam fora uma grande quantidade de alimentos: aproximadamente 630 milhões de toneladas anualmente.
Na América Latina, o maior índice se dá na produção de frutas e vegetais. De acordo com a FAO, mais de 40% das frutas e vegetais produzidos são desperdiçados durante os processos de produção, pós-colheita e embalagem.
Quais são os impactos que essas perdas trazem para o meio ambiente? Como é possível diminuir esse desperdício de alimentos? Essas são algumas das perguntas que são esclarecidas no programa de rádio da ASA, o Riquezas da Caatinga, com o tema Desperdício de Alimentos.
Nos países mais ricos a maioria dos alimentos se perde após serem comprados pelos consumidores. Já nos países mais pobres, a maior parte do desperdício ocorre durante o transporte dos alimentos.
No programa, o coordenador geral do Sasop, Carlos Eduardo Leite, explica como medidas tais quais o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) ajudam a combater esse desperdício que acontece no deslocamento dos alimentos do local onde é plantado até onde será consumido.
No intuito de trazer outras alternativas para não jogar alimentos no lixo, o Riquezas da Caatinga traz outro programa com o tema Aproveitamento de Alimentos. A nutricionista Cristiane Lacerda, do Banco de Alimentos do Sesc Pernambuco, explica quais os ganhos nutricionais que podemos ter se aproveitarmos aquilo que costumamos desperdiçar.
Os ouvintes poderão conhecer ainda receitas de como aproveitar melhor cascas, talos e folhas de frutas e verduras. Receitas como a da agricultora Filomena Moreira, a Dona Filó, que mora na comunidade da Serra da Torre, em Araripina, Pernambuco. Ela ensina como fazer um bolo utilizando como ingrediente principal o bagaço do caju.
RIQUEZAS DA CAATINGA
O Riquezas da Caatinga é produzido periodicamente e enviado a mais de 200 rádios cadastradas e também às entidades parceiras da ASA. As emissoras que tiverem interesse em receber os programas devem entrar em contato com a Articulação, através do telefone (81) 2121-7666 ou pelo e-mail asacom@asabrasil.org.br .
OUÇA
Programa Desperdício de Alimentos
Programa Aproveitamento de Alimentos
Clique aqui para baixar e ouvir os outros programas Riquezas da Caatinga produzidos pela ASA em 2010.