Fórum Cearense discute educação contextualizada
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Educação Contextualizada para convivência como Semiárido. Esse foi o tema da última reunião ampliada, do Fórum Cearense de Convivência com o Semiárido (FCVSA), realizada nos dias 04 e 05 de maio no município de Pedra Branca, no Ceará.
Na ocasião, os participantes discutiram a importância do processo de educação, a realidade do ensino público nos municípios do Semiárido e seus os desafios e possibilidades. A história do processo da educação contextualizada e o seu caminhar iluminam, fortalecem e questionam a prática de convivência com a região.
Outro ponto importante da reunião foi o debate comparativo entre educação do campo e educação contextualizada, suas trajetórias, construções, significados e identidades além da discussão das responsabilidades do poder público e da sociedade na implementação de métodos de ensino diferenciados.
A ênfase recaiu no diferencial da educação contextualizada. Essa nova proposta de formação, que propõe um novo olhar sobre o Semiárido, que reconhece suas particularidades e potencialidades, integra homens, mulheres e natureza e supera preconceitos sobre a vida no campo.
Os desafios para tornar realidade esta nova concepção de educação também foram apresentados: professores sem informações adequadas, condições das estruturas físicas, o plano pedagógico não acompanha a dinâmica da expansão urbana e o processo de desvalorização das culturas.
Ao final foi elaborado um documento com proposições do FCVSA para avançar na discussão e na prática da educação contextualizada para a convivência com o Semiárido.