Agricultoras/es visitam experiência de criação de abelhas em Venturosa

Na manhã do dia 28, às 7 horas, uma comissão de sujeitos coletivos experimentadoras/es participantes do II Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultoras do Semiárido Brasileiro, entre elas pessoas vindas dos estados da Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Minas Gerais, realizado em Pesqueira, seguem rumo a cidade pernambucana de Venturosa, a 40 km adiante. O objetivo dessa viagem é visitar a experiência do Seu Josimar, apicultor e sócio da Associação de Apicultores de Venturosa (APIVEN).
Logo na chegada, em frente ao alpentre da casa de Josimar, as pessoas são acolhidas: 23 participantes, sendo oito mulheres e 15 homens. Logo de início é feito uma apresentação de todos os/as participantes, inclusive de Josimar e sua esposa e também outro membro da associação.
Josimar nos convida para visitar suas abelhas que fica na sua propriedade logo na divisa com a cidade de Venturosa. As pessoas se encantam com a experiência da construção de caixas de abelhas feita de cimento. Segundo Josimar, elas são de baixo custo, aproximadamente R$ 10 por colméia, e também de fácil adaptabilidade no ambiente e no convívio pelas abelhas. As experimentadoras e os experimentadores atentos vão conhecendo a experiência de Josimar e ao mesmo tempo esclarecendo algumas dúvidas sobre a criação das abelhas, a organicidade da associação de apicultores e os desafios da prática apícola.
Após a visita, onde se situa o apiário de Josimar, o grupo foi visitar a casa de extração, decantação e embalagem do mel que fica dentro da cidade de Venturosa. Em seguida, o coletivo se reúne num espaço oferecido por uma escola local para complementar o aprendizado sobre a criação de abelhas.