Intercâmbio de experiências é ponto alto do Encontro

“Gostei muito do encontro, assisti coisas que eu não tinha visto. As pessoas de diferentes lugares, mas todos os estados ficaram unidos. Conhecer as outras experiências foi ótimo, ver que a luta de todos nós é igual em qualquer lugar.” (Renilda Barbosa Lima Santos, Serrinha, Bahia)
“O encontro foi muito bom, a troca de conhecimentos nos possibilita levar experiências para casa e a comunidade. Deveria acontecer mais vezes para que outras mulheres tivessem a oportunidade de saber a beleza que é isso aqui.” (Anaci Maria Barbosa, Riacho do Machado, Minas Gerais)
“O encontro no meu ponto de vista foi excelente, já tinha participado de outros, mas esse foi muito interessante pelas experiências visitadas. Conhecer outras pessoas que estão dando bons frutos. O acolhimento também foi muito bom, só tenho a agradecer”. (Simão Salgado da Silva, Caetés, Pernambuco)
“Nesse encontro a gente teve uma grande troca de experiências. Vou levar para minha terra o que vi aqui e tentar melhorar lá. O momento mais importante foi o da visita, pois, sempre tem algo novo que a gente pode aprender no intercâmbio com as outras pessoas”. (Joaquim Ivanilson Gomes, Marisopolis, Paraíba)
“O encontro teve muitas experiências e mostrou a união dos agricultores. Visitei a dona Joelma e fiquei muito encantada. Lá, o que mais gostei foi ver a diversidade de plantas que ela tem em tão pouca terra. Dentro de um pequeno terreno ela tem de tudo. Na casa de Joelma tudo é coberto, gostei muito mesmo. O melhor é poder aproveitar todos esses espaços e com certeza vou levar tudo pra minha vida.” (Maria Júlia, Canapi, Alagoas)
“Este intercâmbio me surpreendeu muito. Além do otimismo que vinha, crente de que daria tudo certo, no mínimo, (foi) cem vezes mais do que eu esperava. Vou levando muito conhecimento, muitas inovações de companheiros e companheiras de vários estados e até da Argentina, Bolívia que nos trazem histórias de vida muito surpreendentes. São pessoas com acesso aos recursos naturais melhor do que eu e outros piores, mas que não desistem da terra.” (Alexandre Nascimento, Altinho, Pernambuco)
O evento está lindo, eu vou levar muitas experiências daqui para minha terra. No passeio que fizemos à comunidade eu vi tantas riquezas de plantas e formas diferentes de plantar, eu vou levar tudo pra lá e tentar melhorar meu quintal. (Maria dos Desterros Soares Galvão, Castelo do Piauí, Piauí)
Este foi um dos encontros mais proveitosos em termo de conhecimento. A troca de experiências entre agricultoras e agricultores de outras regiões fortalece nosso trabalho e nos faz perceber que estamos mais capacitados e fortalecidos. Vou levando confiança, vontade de fazer as coisas que dão resultados e, principalmente, a parceria dos estados. (Francisco Ferreira Arcanjo, Umarizal, Rio Grande do Norte)