Família de Dona Ivanilda e Seu João recebe visita de intercâmbio

A propriedade da família de Dona Ivanilda Maria e seu João Torres, na comunidade de Boqueirãozinho, município de São Caetano, agreste pernambucano, recebeu nesta quinta feira (26) a visita dos participantes do II Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido. O evento está sendo realizado pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) de 27 a 29 deste mês, no município de Pesqueira–PE.
Com abraços e a satisfação estampada no rosto dona Ivanilda e seu João cumprimentaram um a um dos visitantes, essa satisfação também foi retribuída por todos. Seu Otávio Barreto, agricultor experimentador do estado da Bahia fez questão de homenagear dona Ivanilda e seu João com uma poesia de sua autoria:
“Nós agricultores familiares somos os pilares que sustenta esta nação
O que produzimos com amor e dedicação vão para todos os lugares
Verdura, frutas, grãos toneladas são as milhares
Cultivadas com todo o tipo de ferramentas
Por que são as mãos fortes que as sustentas
Sem as mãos as ferramentas não trabalham
São as mãos que vencem todas as batalhas
São as mãos que essa nação se alimenta.”
A visita fez parte da programação do evento e teve como objetivo conhecer a experiência da família que desenvolve no quintal da casa a produção agroecológica a partir da cisterna-calçadão construída pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).
Na ocasião, os participantes puderam conhecer a luta e a vida de Dona Ivanilda, uma mulher guerreira que superou todo tipo de dificuldades e não desistiu em momento algum pra chegar a tudo que tem hoje no sistema de produção familiar.
Com muita força e o apoio que recebeu da família e das entidades da ASA, a família conseguiu mudar uma realidade de sofrimento para novas conquistas. “Hoje a minha vida, é uma vida de rosa, de amor e de esperança, sou riquinha com tudo que tenho” afirma Dona Ivanilda.
No vídeo a baixo, a assessora técnica Sueleuda Pereira, do estado do Piauí, fala sobre a visita a experiência da família de dona Ivanilda e do protagonismo da mulher no Semiárido.
VEJA MAIS: