Canto e dança na abertura do II Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores

![]() |
Mistíca: partilha de sementes da agricultura familiar | Foto: Daniel Feijó |
Teve início hoje (27), na cidade de Pesqueira, em Pernambuco, o II Encontro Nacional de Agricultoras e Agricultores Experimentadores da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA Brasil). O evento conta com a participação de cerca de 250 agricultoras e agricultores de dez estados do Semiárido brasileiro, técnicos das instituições que formam a ASA e representações de agricultoras e agricultores de países da América Latina.
O objetivo do encontro é reunir as experimentadoras e os experimentadores, apresentar seus trabalhos, promovendo um espaço de intercâmbio e troca de saberes. A abertura foi marcada por uma mística que acolheu as/os participantes com dinâmicas de integração. Animados por repentistas, o grupo cantou e dançou ao som de músicas regionais. Em seguida, houve partilha de sementes da agricultura familiar do Semiárido.
“O momento da partilha representou o interesse das agricultoras e agricultores de terem e conhecerem uma diversidade de sementes, com a troca de produtos típicos de cada região”, destaca Anaci Maria Barboza Santos, de Minas Gerais.
No segundo momento da manhã houve apresentação das delegações, animadas por músicas típicas de cada Estado. Após esse momento, Antônio Barbosa, coordenador do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA, socializou a programação do evento e deu as boas vindas aos participantes, lembrando que o encontro é um espaço para integração e troca de conhecimentos.
O grupo de maracatu rural Sinhá, constituído por filhos de agricultoras e agricultores familiares, encerrou a manhã deste primeiro dia ao som das alfaias, instrumento típico dessa manifestação cultural. À tarde, haverá a mesa As inovações da Agricultura Familiar na Construção de Políticas Públicas de Convivência com o Semiárido, com a presença do coordenador executivo da ASA, Naidison Baptista, representantes do governo federal e agricultores/as.