Fórum do Norte planeja ações para 2011

Na quinta-feira passada (17), o Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas realizou uma reunião para planejar as ações de 2011. O encontro reuniu, em Montes Claros, cerca de 60 pessoas, representantes de ONGs, sindicatos, igreja e associações. O Fórum tem como um grande desafio a ser enfrenatado este ano a vinda de mineradoras e construção de barragens na região nortemineira.
Desta forma, o Fórum decidiu fortalecer a organização microrregional, com reuniões no Vale São Francisco, Alto Rio Pardo, Serra Geral, Montes Claros e Buritizeiro. O intuito é debater as demandas políticas, sociais e econômicas da região e criar ações que articulem e fortaleçam as lutas.
Outra grande tarefa realizada pelo Fórum é o processo de universalização do acesso as tecnologias de captação de água. A idéia é fechar a demanda total de cada município onde a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA Brasil) já iniciou seu trabalho. A ampliação das ações da ASA até a universalização trará ainda o desafio de pensar novos colaboradores para executar as ações da ASA no estado.
Durante a reunião foi também debatido como o Fórum se constituiu antes da ASA e como se fortaleceu a partir de sua integração na rede nacional. Mas, é necessário lembrar que a garantia de continuidade do espaço depende da mobilização constante e da responsabilidade de cada integrante em viabilizar a sustentabilidade da participação em reuniões e atos do Fórum.
Segundo Marilene Alves, também conhecida como Leninha, do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM), o Fórum tem como principal objetivo articular-se para fortalecer a solidariedade nos enfretamentos e na resistência das lutas. Valmir da Cáritas Diocesana de Januária complementou afirmando que o cerne da proposta é ter a força para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas, trabalhado a partir das instituições criadas pelo povo da região com propostas adequadas à realidade do campo e da cidade.
A próxima reunião do Fórum de Desenvolvimento Sustentável ocorrerá dia 14 de julho e acontecerá no município de Pai Pedro.