Atividades celebram Dia Mundial da Água
Amanhã, dia 22, é celebrado o Dia Mundial da Água. E com o objetivo de chamar atenção das autoridades e também comemorar a data simbólica, é realizado hoje (21), no Sertão do Pajeú de Pernambuco, um Ato Público. O evento acontece em frente à Igreja Matriz de Santa Cruz da Baixa Verde, a partir das 8h. Na programação estão previstas palestras e apresentações culturais, além de atividades lúdicas para o público.
A cidade de Santa Cruz da Baixa Verde foi escolhida porque a população e movimentos sociais já vêm desenvolvendo um trabalho de revitalização no Riacho Olho D’Água, que desemboca no Rio Pajeú. Ações de educação ambiental, limpeza das margens e recuperação da mata ciliar estão sendo desenvolvidas no local.
O Ato Público está sendo articulado pelo Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR), Sindicato dos Trabalhadores Rurais dos municípios envolvidos, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central e Diocese de Afogados da Ingazeira. O evento recebe o apoio da Brazil Foundation, União Européia e Serviço Internacional.
Zona da Mata – Nesta região, o Centro Sabiá mobiliza agricultores e agricultoras para uma caminhada pelas margens do Rio Carimã, afluente do Rio Una, no município de Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. A caminhada terá cerca de dois quilômetros e a participação de agricultores/as dos municípios de Barreiros, Rio Formoso, Ribeirão, Sirinhaém e Palmares.
A proposta é uma reflexão sobre a importância da água. A atividade contará também com o plantio de árvores, o que contribui na recuperação de mananciais e evitam desastres ambientais, como as enchentes que aconteceram na região em junho passado. A iniciativa pretende fortalecer as ações que já foram iniciadas pelo Centro Sabiá na Zona da Mata com agroecologia, reflorestamento, recuperação de áreas ambientais na beira dos rios e de nascentes.
A instituição já plantou mais de mil árvores nas margens do Rio Carimã, para reflorestamento da área. “Queremos reforçar os trabalhos do Centro Sabiá na região. Os plantios vêm com propósito de preservação das margens do rio, mas também da produção sustentável de alimentos”, explica Maria Cristina Aureliano, coordenadora do Centro Sabiá na Zona da Mata.
As atividades reforçam a Campanha Junte-se a Nós Plante Mais Uma Árvore Para Um Mundo Melhor, lançada o ano passado e que pretende plantar de 1 milhão de árvores em Pernambuco.
Com informações da assessoria de comunicação do Cecor
* Comunicadora Popular da ASA