Agricultores/as agroecológicos/as do Sertão criam cooperativa

Compartilhe!

Agricultores e agricultoras agroecológicos/as dos municípios de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, comemoram a criação de mais uma organização de trabalhadores/as. No último dia 03 de março foi fundada a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar Agroecológica (Coopcafa). Ela é fruto da luta e organização das famílias agricultoras que fazem parte da Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Serra da Baixa Verde (Adessu), que recebe a assessoria do Centro Sabiá.

A Coopcafa nasce da necessidade das famílias agricultoras de comercializar sua produção de forma mais organizada e eficaz. Para o coordenador geral do Centro Sabiá, Alexandre Henrique Pires, essa é uma iniciativa importante. “A criação da Cooperativa é o resultado da mobilização das próprias pessoas que estão envolvidas nesse processo. Quando a cooperativa é das próprias famílias e vai diretamente ao mercado, o resultado é o maior lucro pelo trabalho dos agricultores e agricultoras”, opina.

Por outro lado, há uma expectativa no aumento do número de famílias agricultoras praticando agricultura dentro dos princípios da agrocologia, na região. Acredita José Edimilson Soares, tesoureiro da Coopcafa. “Isto significa mais famílias dispostas a mudarem sua forma de produzir, já que a cooperativa só atenderá quem cuida do seu roçado respeitando a natureza, sem usar agroquímicos”, observa ele. Outro pré-requisito importante para entrar na cooperativa é ser associado da Adessu. A coopcafa já conta com 35 associados e associadas.

Entre os produtos a serem comercializados pela Coopcafa estão a rapadura, o mel de engenho e o açúcar mascavo, produzidos pela agroindústria de cana-de-açúcar da Adessu Baixa Verde. As polpas de frutas também, já que muitas famílias estão fazendo o beneficiamento das frutas de época para aproveitar bem a safra.

Adessu – A Adessu Baixa Verde é uma associação de agricultores/as agroecológicos/as que atua na região de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde há 15 anos. Além de trabalhar com a preocupação de produzir dentro dos princípios da agroecologia, na multiplicação dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), a instituição também incentiva a organização da juventude rural na perspectiva de serem jovens multiplicadores dos conhecimentos agroecológicos.
Fonte: Site do Centro Sabiá

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *