Conselheiro participa de eventos na Índia sobre segurança alimentar e nutricional

O brasileiro Irio Luiz Conti, que é presidente da Fian Internacional (Food First Information & Action Netwok ou Rede Internacional de Informação e Ação pelo Direito Humano à Alimentação), participa de eventos de segurança alimentar e nutricional na Índia entre os dias 25 de fevereiro e 5 de março. Além de presidir a entidade internacional, Irio integra, como conselheiro titular, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Em Nova Déli, Conti participa de um seminário internacional sobre políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e realização do direito humano à alimentação adequada.
Ele fará uma exposição sobre “a experiência brasileira de promoção do direito humano à alimentação”, abordando a importância das organizações sociais e dos conselhos de políticas públicas – como o Consea – na proposição e no monitoramento de políticas de segurança alimentar e nutricional.
“A Índia possui diversas iniciativas de políticas públicas de segurança alimentar, mas é recorrente entre os indianos o interesse pelas formas de organização da sociedade civil em torno das políticas pública”, afirma Conti. “Esta é uma significativa experiência que nós brasileiros temos a compartilhar, mas também temos muito a aprender com a diversidade de organizações e iniciativas sociais do povo indiano”, conclui.
Conti participa, em Calcutá e Déli, de atividades da Fian Índia, que possui ampla organização, com quase 2000 membros em diferentes estados. “É fundamental que as organizações sociais sejam fortes naquele país, cuja expressiva parcela da população ainda vive em diferentes condições de insegurança alimentar e requer a garantia de seus direitos fundamentais como alimentação e moradia”.
A Fian é uma Organização Internacional de Direitos Humanos que trabalha em nível mundial pelo Direito a se Alimentar, como ONG especializada, com status consultivo das Nações Unidas. A viagem de Conti é em missão oficial da Fian Internacional.
Fonte: com informações da Fian Internacional