Mais duas organizações integram o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido

Na sexta-feira e sábado (25 e 26), as organizações do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCS) deram continuidade ao Encontro Estadual, com a participação de 35 pessoas das diversas entidades integrantes. Entre os objetivos do encontro estava a discussão de estratégia de sustentabilidade visando seu fortalecimento e também a apresentação das novas entidades que passam a integrar o Fórum.
No sábado, com sentimento de fortalecimento organizacional, o FPCSA apresentou os grupos de trabalhos formados para discutir os temas e programas: gestão, educação contextualizada, gênero, raça e etnia, desertificação e P1MC e P1+2. Os grupos apresentaram suas propostas de trabalho com prioridades e desafios para 2011.
Entre os vários desafios, os participantes destacaram um como já superado: o FPCSA não é mais visto apenas como construtor de cisternas. As entidades estão mobilizadas e querem trabalhar as várias iniciativas que buscam fortalecer a ideia da convivência com o semiárido com ações que melhorem as condições de vida das famílias na região.
Recebidas com muita alegria, as entidades Centro de Formação Educacional para a Convivência com o Semiárido (CEFESA) da região de Castelo do Piauí, e Peixe de Ronca de Piracuruca entregaram a Carlos Humberto a carta de pedido oficial com toda a documentação para fazerem parte do FPCSA. As duas entidades já desenvolvem um importante trabalho de mobilização com as famílias agricultoras de sua região e agora pretendem contribuir mais efetivamente com o Fórum.
Além das duas novas organizações, o FPCSA é formado por Caritas Brasileira Regional do Piauí, Centro de Formação Mandacaru Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC), Caritas Diocesana de São Raimundo Nonato, Caritas Diocesana de Picos, Cooperativa de Técnicos Agrícolas do Estado do Piauí (COOTAPI), Centro de Estudo Ligados a Técnicas Alternativas (CELTA), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG), Escola de Formação Paulo de Tarso (EFPT), Obra Kolping Estadual do Piauí, Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFAS).