ASA Paraíba realiza Encontro Estadual de Avaliação

Nos primeiros três dias (01,02 e 03) do mês de fevereiro em Patos, região do Médio Sertão, as organizações da Articulação do Semiárido Paraibano estiveram reunidas no I Encontro Estadual do ano de 2011. O evento contou com a participação de 65 pessoas entre assessores técnicos, animadores de comunidade, agentes facilitadores, agricultores e agricultoras.
O objetivo do evento foi basicamente fazer um balanço das ações do ano passado a partir das dinâmicas de ação da ASA Estadual, bem como, das dinâmicas territoriais de cada região, considerando os temas mobilizadores que de fato estão contribuindo com o processo de organização, execução e gestão política da ASA, dentro das temáticas da Semente, Água, Biodiversidade, Fundos Solidários e do surgimento do GT de Gênero, enquanto instrumentos para favorecer a transição agroecológica dos processos de convivência com o semiárido.
As atividades foram iniciadas com uma análise da conjuntura política no âmbito nacional e local, facilitada por dois assessores: Luciano Marçal, da ASPTA em campina Grande e Antônio Cleide, da CPT Regional Alto Sertão, em Cajazeiras. A explanação se enveredou ao tema da Agricultura Familiar Agroecológica x Agronegócio, perpassando sobre as gestões governamentais que instaura uma crise civilizacional resultando em crise alimentar, financeira, ambiental e energética.
“Foi importante fazermos essa análise de conjuntura política, pra que possamos se ver dentro desse cenário e projetar melhor nossa estratégia de ação tanto pra dentro da ASA. Assim como perceber a relação da Articulação com outros segmentos sociais e com o próprio governo, no sentido de construir propostas de políticas públicas que venham fortalecer a agricultura familiar no semiárido e manter o nosso movimento em defesa da agroecologia, em defesa da vida, assumindo a corresponsabilidade da construção de um projeto de cidadania”, enfatizou Maria da Glória Batista de Araújo, assessora do PATAC e da Coordenação Nacional da ASA.
O encontro foi marcado por fortes debates sobre temas emergentes que estão sendo consolidados na ASA Paraíba – acesso aos mercados de base solidária favorecendo a produção e a comercialização de alimentos saudáveis; a expansão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) fortalecido pela Agricultura Familiar Sustentável, e principalmente a constituição dos Territórios Camponeses Agroecológicos pensados dentro da perspectiva da própria convivência com o semiárido.
A relação política com a atual gestão socialista do governo estadual também foi um assunto discutido, com questionamentos na perspectivas de avanços e ponderações.
“Relativo ao governo estadual, na nossa compreensão, tem assinalado em relação aos movimentos sociais e a própria ASA a vontade de dialogar, de construir juntos. Acho que é um momento que a Asa Paraíba é chamada a ser propositiva sem ser governo, permanecendo sociedade civil e reivindicando os direitos da cidadania, propondo políticas públicas e executando da melhor forma que sabemos fazer”, considerou Ari Sezyshta, da Coordenação Nacional da ASA.
Ainda na continuação das atividades aconteceu a apresentação das experiências vivenciadas pelas dinâmicas regionais do Casaco, Curimataú e Médio Sertão, abordando aspectos sócio-organizativos. O evento também ofereceu quatro oficinas temáticas: Água, Semente, Mulheres na Agroecologia e Fundo Solidário, cada uma delas esboçando sua situação para a socialização e debate em plenária.
No encerramento, várias propostas construídas ao longo do evento foram repassadas no intuito de começar um ano com a realização das ações renovadas e em unidade. Além de uma avaliação positiva e proveitosa do evento, construiu-se uma agenda de reuniões e de atividades para o primeiro semestre.
Veja a agenda:
FEVEREIRO
• ENCONTRO ÁGUA NA ESCOLA – CAJAZEIRAS – PB – 22 E 23/11
MARÇO
• ENCONTRO NACIONAL DE AGRICULTORES EXPERIMENTADORES – 23, 24, 25/11
• LANÇAMENTO DE DESENHOS ANIMADOS PRODUZIDOS PELA ASACOM – 18/11
• REUNIÃO DA REDE ÁGUA – MONITORAMENTO – 31/11
• REUNIÃO DA COORDENAÇÃO EXECUTIVA ASA PB – 15/11
• REUNIÃO DA REDE ÁGUA – MONITORAMENTO – 31/11
• MOBILIZAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DA ÁGUA – CURIMATAU 26/11 – ALTO SERTÃO 15/11 – MÉDIO SERTÃO 19 E 20/11.
ABRIL
• REUNIÃO DA COORDENAÇÃO EXECUTIVA ASA PB – 19/11
• I ENCONTRO ESTADUAL ÁGUA PARA PRODUÇÃO (DEFINIR DATA)
MAIO
• REUNIÃO DA COORDENAÇÃO EXECUTIVA PB – 17/11
• ENCONTRO NACIONAL DA TERRA 10 A 13 /11
• ENCONTRO ESTADUAL AGRCULTORES EXPERIMENTADORES 18 E 19 /11
JUNHO
• REUNIÃO DA COORDENAÇÃO EXECUTIVA ASA PB 14/11
• ENCONTRO ESTADUAL DE COMISSÕES MUNICIPAIS – 09 A 10/11
• ENCONTRO NACIONAL – SEMENTES DO SEMIÁRIDO (DEFINIR DATA)
JULHO
• REUNIÃO DA COMISÃO EXECUTIVA DA ASA PB – 19/11
• ENCONTRO ESTADUAL – ACESSO AOS MERCADOS – PAA – 20 A 21/11