Comissão Municipal é destaque na avaliação da ASA Sergipe

Confiram os aprendizados em 2010 e os desafios para 2011 da ASA Sergipe na entrevista feita pela Assessoria de Comunicação da ASA (ASACom) com a coordenadora da ASA Estadual, Maria José Santos.
ASACom – Quais os aprendizados da ASA Sergipe em 2010?
Maria José – Conseguimos produzir os boletins, bem como a sistematização de experiências através de cartilhas, etc. Eu destaco a Coordenação Estadual da ASA com mais autonomia nas tomadas de decisões. Além disso, conseguimos uma boa visibilidade no Estado, através dos espaços de participação social, tais como: fóruns, redes, comitês, universidades federal e particular, bem como em centros formativos educacionais e técnicos. O papel das comissões municipais dentro dos Territórios da Cidadania, realizando ações dentro dos seus municípios, bem como a integração de novas comissões, a partir da universalização dos municípios, gerando com isso uma integração e troca de saberes com as comissões já existentes, é outro destaque em 2010. Além disso, eu acho que a realização de Encontros Municipais, Microrregionais e do Encontro Estadual, com participação efetiva dos/as agricultores/as, educadores/as, comunicadores/as sociais, trouxeram grandes aprendizados pra nós. Por fim, eu destaco ainda a ampliação, por mais um ano, da Coordenação Estadual.
ASACom – Quais os desafios para 2011 no cenário do Estado?
Maria José – Como perspectivas para o futuro não podemos esquecer nos novos termos para execução do P1MC e do P1+2, a ampliação da Coordenação Estadual, a partir dos GT’s, como espaços onde possamos realizar ações efetivadas a exemplo de formação dos bancos de sementes e o desenvolvimento de projetos de combate à desertificação. Ao mesmo tempo em que tivemos, neste ano, um bom trabalho com as comissões municipais, temos que em 2011 dar continuidade a formação desses grupos. Outro grande desafio diz respeito à comunicação, através da visibilidade das rádios comunitárias e de parcerias com TVs e rádios locais, para divulgação das ações da ASA no Estado.