Grande Sertão realiza Assembleia

Compartilhe!

  Produtos da Cooperativa Grande Sertão

Nos dias 8 e 9 de dezembro aconteceu em Porteirinha a Assembleia Extraordinária da Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão. Com mais de 50 participantes, o encontro contou com participação de representantes dos municípios de Bocaiúva, Coração de Jesus, Montes Claros, Montezuma, Rio Pardo de Minas, Grão Mogol, Riacho dos Machados, Serranopolis de Minas, além de participantes do município sede.
 
A assembleia teve como pauta a prestação de contas do exercício de 2009, a aprovação da inclusão de novos cooperados, a socialização dos trabalhos desenvolvidos, o planejamento da safra, certificação orgânica e mercado justo, bem como a discussão sobre a cadeia produtiva ponto por ponto, de óleo, frutas, mel, cana de açúcar, entre outros.
 
Um dos temas acordados foi a retomada da Unidade de Produção de Porteirinha e a diferenciação dos preços dos produtos para os cooperados e não cooperados.
 
Segundo José Leles, diretor secretário da Cooperativa, a assembleia foi muito participativa, com grande compreensão e interesse de todos. José ainda afirmou que o grande desafio é o de organizar a produção e atender a demanda dos cooperados.
 
Esta foi a segunda assembleia da Cooperativa neste ano, sendo uma em caráter ordinário e esta em caráter extraordinário. Um dos grandes pontos levantados pelos sócios é a clareza de que o maior capital são as pessoas, antes do econômico.
 
O diretor presidente Aparecido Alves de Souza coordenou os trabalhos da Assembleia, que obteve bons resultados com objetivos cumpridos.
 
O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha e contou com a colaboração do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas – CAA/NM.
 
A Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão é uma das centenas de entidades sociais que fazem parte da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). Durante a reunião, Marilene Alves de Souza, também conhecida como Leninha, coordenadora da ASA, entregou para Dona Avelinha, agricultora da comunidade de Bom Jesus, o boletim Candeeiro nº 61, que conta a história de vida dela como um exemplo de luta pela agricultura familiar.

*Comunicadora popular da ASA – Porteirinha/MG
** Assessora de Comunicação do CAA/NM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *