Fórum Cearense realiza primeira capacitação de cisternas nas escolas

O Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH-AC) realizou, nos dias 26 e 27 de dezembro na cidade de Pedra Branca, a primeira capacitação de cisternas nas escolas com a comunidade escolar do estado.
A capacitação teve como objetivo discutir a cisterna como mediadora da educação contextualizada e conivência no Semiárido na comunidade escolar e contou com a participação de três escolas das comunidades de Pombinhas, Mendes e Lages, representadas pelos professores, coordenadores pedagógicos, vigias, merendeiras, representantes das associações comunitárias e agentes de saúde da comunidade, como também, monitores de Cursos Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) de outras instituições do Fórum convidados a participar. Estiveram também presentes o prefeito da cidade, Antônio Goes e a secretária de educação Maria do Carmo Goes.
A capacitação foi facilitada por Erbênia Sousa da Cáritas Regional de Crateús e da Rede de Educação do Semi-Árido Brasileiro (Resab). A discussão foi pautada em temas como educação contextualizada e convivência com o Semiárido trabalhados a partir de textos, mapas e dinâmicas tratando do resgate histórico e situação geopolítica no semiárido, mostrando a participação da escola nesse contexto e as ações da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) nessa realidade.
Essa oficina possibilitou maior entrosamento entre o corpo docente escolar, animadores de campo e a comunidade. Foi também uma oportunidade para se falar da ASA e estratégias que o Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido (FCVSA) utiliza para o enfrentamento do grande e satisfatório desafio para a construção da educação contextualizada nas escolas do Semiárido.
O CDDH-AC realizou também na mesma data, a primeira capacitação de pedreiros em cisternas nas escolas. A capacitação/construção da cisterna foi realizada na comunidade Mendes na qual foi entregue a primeira cisterna na escola do Estado.