Uma experiência em mídia-educação – a produção de vídeos da EFA

O município de Independência, na Região do Semiárido cearense, vivencia uma experiência inovadora no sertão: a Educação Contextualizada no campo para a convivência com o semiárido, através da Escola Família Agrícola Dom Fragoso (EFA), um dos frutos das lutas de trabalhadores e trabalhadoras, articulados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Diocese de Crateús, com desejos de uma Educação para a convivência com o Semiárido, objetivando a valorização e permanência de agricultores e agricultoras na terra.
Alguns estudantes da EFA, em julho deste ano, participaram do processo de sistematização em vídeo da VI Feira de Agricultura Familiar e Socioeconomia Solidária do Território Inhamuns/Crateús. Os adolescentes produziram um vídeo de 15 minutos que retrata a Feira realizada no município de Crateús.
A produção é resultado de uma parceria da Cáritas Diocesana de Crateús através do projeto D. Helder Câ¬mara com a EFA. O documentário mostra desde a chegada dos produtores para a Feira, a montagem das barracas, a assem¬bléia com os Feirantes, entrevistas com os parceiros que contribuíram para a realiza¬ção do evento como a Federação dos Tra¬balhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) e a Cáritas Regional Ceará.
A sistematização traz depoimentos de militantes da Economia Popular Solidária (EPS), enfatizando o papel e a importância da Feira; de artistas populares que animaram os três dias de atividades e de feirantes, além de mostrar grande parte dos produ¬tos que foram comercializados. O vídeo mostra ainda os “bastidores” do evento. Como foram organizados, por exemplo, os alojamentos e a alimentação dos 320 ex¬positores.
A produção do vídeo feita pelos adolescentes faz parte do projeto TV digital na Escola Família Agrícola D. Fragoso, que tem como objetivo formatar uma Estação de produção e realização de vídeo digital. Além desse vídeo o projeto vai realizar mais cinco vídeos de 15 minutos sobre as técnicas agrícolas de convivência no Semiárido cearense implementadas pelas famílias de alunos e alunas da EFA.
A iniciativa possibilita que os próprios alunos e alunas sejam realizadores de vídeos, criem, eles próprios, instrumentos de visibilidade do Ensino – Aprendizado de convivência no Semiárido, proporcionado pela EFA e implementado em suas comunidades, favorecendo a criação de um canal de diálogo entre escola-aluno-família/comunidade.
Sobre a Escola Família Agrícola Dom Fragoso – A EFA Dom Fragoso, fundada em 2002, acolhe filhos e filhas de agricultores de Independência e municípios vizinhos, para a formação de Ensino Fundamental e Médio, fazendo uso da experiência da educação contextualizada e da estratégia da pedagogia da alternância. Esta pedagogia consiste na permanência de educandos e educandas no período de duas semanas na EFA, em regime de internato, e duas outras, junto às suas famílias, pondo em prática as descobertas do aprendizado de técnicas agrícolas de convivência com o Semiárido e pesquisando a realidade local.
A EFA, no ano de 2009, conta com 92 alunos e alunas de 12 municípios do Território Inhamuns e Sertão Central.