Experiências agroecológicas são apresentadas na Câmara de Vereadores de Irecê

Os vereadores conheceram experiências que estão gerando renda e melhorando a qualidade de vida das famílias através do Projeto Cidades Sustentáveis, do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA)
Compartilhe!

A Câmara de Vereadores do município de Irecê, a 474Km de Salvador, conheceu experiências de sucesso do Projeto Cidades Sustentáveis, desenvolvido  pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), em parceria com a União Europeia (UE). A sessão, ocorrida em setembro, reuniu famílias beneficiárias de várias comunidades e teve a presença da coordenadora do projeto, Paula Silva.

A experiência de Dona Maria, no município de Central, foi um dos destaques. Ela comprou uma geladeira nova com a venda das hortaliças e comemora o aumento da renda. Outra experiência apresentada foi a de três famílias que se uniram na produção de dez canteiros agroecológicos no povoado de Angical. Uma das famílias, inclusive, comprou uma novilha com a comercialização do excedente da produção.

“Estamos gerando renda, segurança alimentar e nutricional e promovendo a participação cidadã”, disse Paula. Segundo ela, o desafio agora é expandir o projeto para a zona urbana. “As periferias também precisam de água para produção, nesse sentido, estamos em articulação com o MDS e a União Europeia para o financiamento de cisternas urbanas”, disse.

Relatos – Todos os vereadores defenderam a implantação do projeto na cidade. “A Secretaria de Agricultura tem recurso e pode ajudar”, disse Gilmar Rosa. Já Erício Batista destacou que é preciso nos debruçar sobre esse projeto e garantir recurso dentro do Orçamento Público Municipal”.
O vereador Aristides Júnior, líder do prefeito na Câmara, se comprometeu em levar a proposta ao prefeito. “Tenho certeza que o gestor não medirá esforços para implantar esse projeto. Agricultura urbana é muito importante, por isso, vamos realizar audiências públicas com as entidades para discutirmos esse tema”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *