Técnico do P1+2 é finalista em concurso nacional de tecnologia social com trabalho voluntário
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/tecnologia-social-scaled.jpg)
O assessor técnico do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), Cláudio Almeida Ribeiro, é um dos 50 finalistas do Concurso Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum. Mais de 3 mil experiências de todo o país foram inscritas. Os cinco vencedores do concurso – um de cada região – serão conhecidos em outubro e viajarão para Dakar, no Senegal, onde apresentaram suas experiências no Fórum Social Mundial de 2011.
Cláudio inscreveu no concurso a sua experiência de assessoria voluntária a um grupo de professores da comunidade quilombola Onze Negras, na área rural do município do Cabo de Santo Agostinho, situado na Zona da Mata Sul de Pernambuco.
“Na comunidade, desenvolvemos junto aos educadores um trabalho de ressignificação da identidade cultural, gênero, vocação econômica da comunidade e também ações de desenvolvimento sustentáveis, no qual trabalhamos com conceitos da Agroecologia, Territorialidade e Educação Ambiental”, explica Cláudio.
Os alunos foram estimulados a fazer um levantamento dos principais problemas ambientais enfrentados pela comunidade, como acúmulo de lixo, esgotos a céu aberto e desmatamento. E uma comissão composta pelos estudantes, mulheres, professores e famílias dos estudantes foi formada para enfrentar os problemas identificados no diagnóstico. Iniciativas de coleta seletiva e reciclagem surgiram na comunidade.
“Com o lixo orgânico, estamos fazendo a compostagem para a horta que estava desativada e em alguns resíduos sólidos – sacos plásticos, garrafas Peti – são colocada as mudas para os sistemas agroflorestais.”
Este trabalho comunitário também está sendo trazido para dentro de sala e as aulas das diversas áreas de conhecimento – como matemática, ciências, história, português – trazem elementos que faz parte do dia a dia dos alunos e da comunidade.