Seu Jercindo, um cidadão que orgulha a ASA
Este é o seu Jercindo de Vila Nova |
Na visita que Carlos Magno fez à comunidade de Vila Nova, município de Tibaú, na divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte, ele encontrou o senhor Jercindo Augusto P. Barbosa, agricultor de 60 anos, que faz parte da comissão local na comunidade e também é representante da Associação Comunitária de Vila Nova.
Eles tiveram uma prosa rápida e Carlos ficou impressionado com a lucidez e a consciência cidadã do seu Jercindo. Pra gente não perder a conversa, Carlos registrou tudo. Confiram.
Carlos – Qual a importância da ASA para a comunidade.
Jercindo – “Antes da ASA as dificuldades eram muitas, sem água, sem conhecimento, hoje a gente luta por muitas coisas, na comunidade. Estamos lutando pelas barragens subterrêneas, trabalhando do modo agroecológico, ao contrário das empresas que usam muito agrotóxico, aqui nós já estamos deixando de usar, estamos conseguindo uma miniadutora para fazer pequenas hortas para as famílias. Isso tudo é muito importante para Semiárido”.
Carlos – E os politicos, eles ajudam a comunidade?
Jercindo – “Não, aqui nunca teve ajudinha de político não. E o que tem não foi conseguido porque eles são bonzinhos, não. Tudo que temos aqui hoje é da nossa luta aqui dentro”
Carlos – A vida do Senhor ou das famílias mudou depois da presença da ASA?
Jercindo – “Mudou muito. A gente conhece muitas coisas, viaja e vai trocando as experiências. Estou estudando com todos. E como a cisterna muda totalmente a vida das mulheres que não precisa mais carregar água, ficando descansada”.
Carlos – Quando foi que chegou a cisterna aqui?
Jercindo – “Olhe ela chegou pelo lado do Ceará. Aí, eu sou meio curioso, e fui fazendo e depois chegou no RN. Só que antes aqui era provado que não era Semiárido, aí nós lutamos e provamos que tinha Semiárido e agricultura familiar”