A união faz a força
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2010/07/Multirao.jpg)
Otimismo e união foram as sensações de todos que passaram pela sede da Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão, em Porteirinha, Minas Gerais, na noite da última quinta feira, 15. Os associados trabalharam em mutirão para organizar o mel produzido em suas propriedades. O mel será enviado a um entreposto de mel, em Santa Catarina, com a finalidade de exportação.
Segundo Deraldo José dos Santos, agricultor da comunidade de Mocambo da Onça, que trabalha com apicultura há 10 anos, essa atividade “é uma alternativa boa, pois além de preservar a natureza e ter alimento saudável, é uma forma de não precisar sair pra longe para trabalhar fora de casa e em outras regiões”. Segundo ele, a apicultura quando levada a sério, tem capacidade de manter as pessoas na casa junto com a família.
Deraldo participou do mutirão e disse que quando a Cooperativa convida, “todos vão e abraçam”, e completou “quando a gente vende um litrinho de mel no mercado, lá mesmo fica, e quando vende nesse mutirão e parceria, você pega o dinheiro e sabe o que faz com ele”.
Para Jose Lellis, diretor da Cooperativa, o trabalho em mutirão também é uma função do cooperativismo. Para ele, foi mais um desafio conseguir fazer essa intermediação, uma vez que sempre trabalharam com o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA.
Segundo José, esse contrato foi feito com 14 toneladas de mel. Participam dessa proposta e estão envolvidos no mutirão apicultores dos municípios de Porteirinha, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Serranópolis de Minas, Riacho dos Machados, Rio Pardo de Minas e Grão Mogol, com perspectivas de ampliar para outros municípios onde a Cooperativa atua.