Educadores do Semiárido participam de formação em Salvador

Compartilhe!

Temas como acesso à água, qualidade da alimentação escolar e educação contextualizada serão discutidos em Salvador, com a presença de educadores de 13 municípios do semiárido baiano. O encontro, que acontece nos próximos dias 13 (terça) e 14 (quarta) na sede da Organização Fraternal São José (CONFHIC), faz parte do Projeto Cisternas nas Escolas, desenvolvido pelo Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e Governo Federal.

O Cisternas nas Escolas é uma ação pioneira na Bahia e tem beneficiado cerca de 4 mil pessoas, através de iniciativas como a construção de cisternas e hortas em comunidades escolares. A idéia é envolver os professores das 43 escolas beneficiadas no desafio de construir uma educação contextualizada para a convivência com o semiárido, valorizando a realidade, cultura e diversidade da região.

O semiárido é a região do país que concentra os mais baixos indicadores sociais. As péssimas condições de infra-estrutura afetam diretamente no aprendizado das crianças. Segundo o relatório “Direito de aprender”, apresentado pelo UNICEF em 2009, das 37,6 mil escolas da zona rural da região semiárida, 28,3 mil não são atendidas pela rede pública de abastecimento de água.

No encontro estarão reunidos representantes de entidades como Movimento de Organização Comunitária (MOC), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e a organização CAATINGA.  

Programação

13/07/10


MANHÃ

8:00 – Apresentação/Acolhida

8:30 –  Transposição Didática/Contextualização

9:10 – Trabalho em Grupo

10:15 – Plenária: Socialização do estudo do texto

11:00- Concepção pedagógica que fundamenta o trabalho com o Itinerário Pedagógico e  projetos didáticos

TARDE

14: 00 – Trabalho em grupo por escola/ município

15:00 – Socialização do trabalho em grupo

15:40 – Construção do mapa conceitual / componentes essenciais na elaboração de projetos

17:30- Encerramento

14/07/10

08:00- Acolhida

08:15 – Filme CONRACK

10:15 – Intervalo

10:30 – Trabalho em grupo por escola – Elaboração do projeto didático

12:30 – Encerramento (Avaliação/encaminhamentos)

rc=”http://ne

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *