Jovens do Fórum Fortaleza participam de encontro em preparação para evento estadual da juventude
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/MarchadaJuventude.jpg)
Os jovens das microrregiões que compõem o Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido, se mobilizam para o primeiro Encontro Estadual da Juventude do Ceará, que acontecerá nos dias 14 a 17 de julho, em Iguatu.
Em preparação ao Encontro Estadual Cearense, o Fórum microrregional Fortaleza realizou encontro com a juventude, no último dia 28, na cidade de Ocara, com o tema “A Participação da Juventude no Processo de Transformação do Semiárido”.
O encontro teve como objetivo: debater a participação da juventude no processo de transformação do Semiárido Cearense e possibilitar a construção de conhecimento, a partir da troca de experiências.
Para conhecimento de estratégias de participação utilizadas por outros jovens do estado, foi apresentado o Grupo Urucongo de Artes, do Crato – uma Associação dos jovens da comunidade Chico Gomes. O Urucongo foi formado a partir de ensaios para quadrilhas e tem como objetivo principal a luta pelo direto à participação social. Utiliza como estratégia de mobilização, a dança, oficinas e manifestações culturais. Atualmente, o grupo participa da coordenação do Fórum Araripense e está inserido nas discussões de convivência com o Semiárido.
Outro momento de troca de experiência proporcionada aos jovens foi a visita ao Assentamento Che Guevara, no município de Ocara. Os participantes conheceram a experiência de jovens e adultos que trabalham na fábrica de castanha. São 27 pessoas diretamente beneficiadas. Para Maria Silva, uma das integrantes da fábrica, é um trabalho digno que gera renda para as famílias, além de discussão e participação no meio social.
Os jovens do Fórum Fortaleza estão animados e aguardam o evento que, para eles, será um momento para alargar os conhecimentos e conhecer outros jovens e suas estratégias de mobilização.