Famílias são capacitadas em sistema simplificado de manejo da água para produção
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/p1-2.jpg)
As famílias que são contempladas com cisternas-calçadão pelo Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) são capacitadas em Sistema Simplificado de Manejo da Água para Produção. Na microrregião do Médio Oeste do Rio Grande do Norte, essas atividades atenderam 62 famílias nos municípios de Triunfo Potiguar e Almino Afonso.
Com início no último dia 24, as famílias da Serra de João do Vale (Chã Velha, Chã das Cacimbas e Chã do Cajueiro) no município de Triunfo Potiguar, discutiram temas como a convivência com o Semiárido, o acesso à água, a agroecologia, os sistemas produtivos e as práticas sustentáveis de produção familiar, bem como a produção de biofertilizante, e as coberturas vegetais. Elas ainda puderam vivenciar momentos de práticas como a construção de canteiros econômicos e aviários rústico.
Durante esta capacitação houve ainda a exibição dos documentários “Colher Água, Plantar Vida” e “Água de Beber e Água de Limpar”, produzidos ASA, onde as famílias puderam identificar experiências exitosas de convivência com o Semiárido. Outro momento importante foi a definição do caráter produtivo, onde as famílias puderam discutir com a equipe do Núcleo Sertão Verde, entidade gestora do P1+2 na microrregião, o que desejam adquirir para implantação de seus sistemas produtivos.
Nos dias 27, 28 e 29 de maio participaram dessa mesma capacitação as famílias beneficiárias de cisternas-calçadão das comunidades de Cajazeiras, Logradouro, Lagoa de Pedra e Três Altos no município de Almino Afonso.