Primeira etapa do Programa mobiliza quase 300 famílias no interior Bahia
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2010/05/P1MC_Bahia.jpg)
A nova etapa do Programa um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), voltado à melhoria da oferta hídrica para a população do Semiárido, já envolveu 288 famílias de três municípios do interior baiano. Esta semana, 120 famílias de Iraquara (a 464 km de Salvador), foram beneficiadas com o curso sobre Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), etapa que antecede a construção da cisterna.
Os cursos de GRH, como são conhecidos, orientam as famílias sobres os cuidados necessários na utilização das cisternas, noções de saúde, e proporcionam discussões sobre cidadania e convivência com o Semiárido. Esta é uma das principais etapas do projeto e visa incentivar os beneficiários para a participação cidadã e consciência ambiental.
Os cursos prosseguem até a próxima quinta-feira (3), contemplando os municípios de Mulungú do Morro e Barro Alto, que juntos, terão 168 famílias contempladas. A previsão é começar a construção das cisternas nos próximos 15 dias. Também serão atendidos pelo P1MC os municípios de Barra do Mendes, Ibititá, e Brotas de Macaúbas.
Desde o ano de 2004 o Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), na Bahia, passou a ser uma das unidades gestoras do Programa na região. A meta do conjunto de entidades que compõem a ASA é beneficiar cerca de cinco milhões de pessoas em todo o país, com a construção de cisternas para armazenamento de água da chuva.