ASA realiza Encontro Nacional de Facilitadores

Compartilhe!

Integrantes 84 das unidades gestoras do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), estão reunidos até esta quinta-feira (27) no Encontro Nacional de Facilitadores em Gestão da Água para Beber e Produzir Alimentos. O evento está sendo realizado desde ontem (25) no município de Moreno, em Pernambuco.

O objetivo do Encontro é preparar os participantes para a discussão dos processos que já vêm sendo executados pelos Programas nos estados em que a ASA atua. A ideia é que depois essas pessoas possam levar para seus estados essa discussão, através da realização de encontro estaduais.

Para o coordenador do P1+2, Antônio Barbosa, essa, que é a primeira ação conjunta dos dois programas, é uma oportunidade de refletir sobre a prática da ASA. “Como é que o P1MC está acontecendo? Como é que as famílias estão vendo isso? Quais os processos de cada região? Como é que o P1+2 acontece? Como é que ele debate a questão da convivência? Esse encontro é também uma forma da ASA fazer uma reflexão sobre a sua ação referente à estocagem de água tanto para beber como para produzir alimentos”, afirma Barbosa.

Socorro Sales, participante que representa a organização Patac, da Paraíba, acredita que o Encontro é uma oportunidade de unir as entidade que compõem a ASA nos estados. “Esse momento é de fortalecimento onde a gente percebe que as instituições precisam se unir para construir juntas esse processo de formação, de mobilização com as famílias. E que o P1MC e o P12 sejam cada vez mais um só programa em construção”, avalia Socorro.

Na manhã do primeiro dia (25) foram promovidas diversas atividades de apresentação e integração dos participantes. Em seguida a coordenadora executiva da ASA pelo estado do Ceará, Cristina Nascimento, falou sobre a importância do Programa de Formação para a Convivência com o Semiárido, que integra o P1MC e o P1+2.

À tarde, houve uma explanação do coordenador do P1MC, Jean Carlos Medeiros, sobre as atividades do Programa. Em seguida, os participantes se dividiram em grupos para discutir informações referentes às tensões e pressões, os desafios e perspectivas, as conquistas e os materiais pedagógicos trabalhados nos seguintes componentes do P1MC: processo de mobilização social, comissões municipais, capacitações e formação, intercâmbio e troca de experiências, comunicação e sistematização. Em seguida houve a plenária de apresentação dos grupos.

Na manhã de hoje (26), foi feito o mesmo exercício com o P1+2. Após a apresentação pelo coordenador do Programa, Antônio Barbosa, novamente foram formados grupos para discutir o P1+2 a partir das mesmas questões, seguido da apresentação do que foi discutido.

À noite será realizad

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *