Produção agroecológica é tema de encontro nacional
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/seguranca-alimentar.JPG-scaled.jpg)
O I Encontro Nacional do PAIS debate a produção, o beneficiamento e a comercialização de alimentos cultivados por meio da tecnologia social Produção Agroecológica Integrada (PAIS). Realizado pela Fundação Banco do Brasil e Sebrae, o evento irá reunir 150 participantes
Em cinco anos, cerca de seis mil famílias conquistaram segurança alimentar. Isso devido à tecnologia social Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), disseminada pela Fundação Banco do Brasil desde 2005. É para discutir essa e outras dimensões da tecnologia que acontece o I Encontro Nacional do PAIS, realizado pela FBB, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). O evento começou ontem (18) e termina hoje (19), no Centro de Convenções Israel Pinheiro (DF).
O encontro pretende abordar três princípios básicos que envolvem a tecnologia PAIS: produção, beneficiamento e comercialização. O objetivo é desenvolver e tornar acessível mecanismos que potencializam a sustentabilidade da PAIS nesses três eixos, assim como esclarecer os princípios da agroecologia presentes na tecnologia – considerada um modelo circular de agricultura orgânica. O gerente de Monitoramento e Assessoramento Técnico de Projetos (Gemap) da FBB, Fernando Nóbrega, afirma que essa discussão acontece em função da maturidade da tecnologia. “A PAIS já é o embrião de uma política pública. Para chegarmos cada vez mais perto disso, o encontro pretende fazer uma equalização entre parceiros, técnicos e produtores, para ir em direção a resultados ainda mais exitosos”, diz o gerente.
Os 150 participantes do encontro contam com palestras, troca de experiências e um trabalho em grupo. As atividades estão divididas nos painéis: Agroecologia e Tecnologias Sociais; Melhores Práticas/Experiências Exitosas; Produção, tratos culturais e assistência técnica; e Comercialização. A programação inclui discussões sobre agroecologia, certificação sócio-participativa, gênero, comercialização (PAA, merenda escolar e feiras livres), gestão (manual do PAIS e sistema de monitoramento e avaliação), integração Pronaf e PAIS, produção, mobilização social, assistência técnica e infraestrutura.
A tecnologia integra o Programa de Geração de Trabalho e Renda da Fundação Banco do Brasil, e é disseminada em parceira com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o SEBRAE, o Ministério da Integração Nacional e outras entidades. O gerente da Unidade de Agronegócios do SEBRAE, Paulo Alvim, enfatiza que o êxito da PAIS está baseado no modelo de engenharia financeira utilizado. “É o arranjo inteligente dessa tecnologia social que permite que ela aconteça. A engenharia financeira aplicada na PAIS é composta pelo financiamento do investimento, pela assistência técnica e pela consultoria para a implantação”, explica. Na disseminação da tecnologia, o SEBRAE oferece assistência técnica e capacitação.
PAIS
A Produção Agroecológica Integrad