Comunicação para Transformação
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Fonte: Revista Pontocom |
Nos dias 06 e 07 de abril a publicitária Nádia Rebouças esteve em Recife como palestrante de uma oficina sobre comunicação estratégica promovida pela Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) e a Fundação Avina, organização que trabalha para o desenvolvimento sustentável da America Latina.
Nádia Rebouças é especialista em comunicação e diretora da Rebouças e Associados, uma empresa com sede no Rio de Janeiro que tem como objetivo desenvolver processos de comunicação estratégica. Atuou em várias agências de publicidade e na Academia. Participou também de campanhas de transformação social como Ação da Cidadania, em que assessorou o sociólogo Betinho na coordenação do Comitê Idéias. Faz parte do Conselho do IBASE – Instituto Brasileiro de Análises Econômicas e Sociais e da Federação das Fundações Privadas do Estado do Rio de Janeiro – FUNPERJ.
A comunicadora popular da ASA Catarina de Angola conversou com a publicitária, que acredita na Comunicação como instrumento de transformação e uma ferramenta importante para se fortalecer a ideia da responsabilidade social. Confira a entrevista!
Catarina – Que importância tem a Comunicação para a sustentabilidade das organizações do Terceiro Setor?
Nádia –Eu trabalho há mais de 15 anos com ONGs [organizações não-governamentais], muito antes de se discutir a questão da responsabilidade social. E sempre numa luta de convencê-las de que a comunicação é estratégica. Não sei por que a comunicação para a maioria das pessoas que trabalham com a questão social e ambiental fica muito associada à propaganda e há uma resistência muito grande dessas organizações à propaganda, ao fato dela não falar a verdade todas as vezes, ao tipo de linguagem que é usada, eu sei lá se é isso, mas, a luta foi grande. Eu digo que nos últimos quatro anos houve uma mudança vital nessa compreensão do papel da comunicação na estratégia de transformação. De a organização perceber que um filme é comunicação, que um e-mail é comunicação, que a minha conversa aqui agora com você é comunicação e começar a perceber que ela precisa planejar isso estrategicamente. Que a comunicação não é uma coisa que a gente diga: estou fazendo. A gente sempre está fazendo comunicação! A diferença é você fazê-la com um foco na sua causa, seja ela qual for. Naquilo que você definiu como missão da sua organização, com objetivos, estratégias e gestão. E quando a gente faz um exercício de planejar essa comunica&