Representes da sociedade civil e do governo discutem propostas para combater à desertificação

Compartilhe!

Termina nesta sexta-feira, 5, em Petrolina (PE), o I Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação (ENED) promovido pelos ministérios do Meio Ambiente e da Integração Nacional. O objetivo central do encontro é implementar o Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas (PAN-Brasil) e os Programas de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Secas (PAEs).nos estados que integram o Semiárido brasileiro.

O I ENED conta com a participação de representantes governamentais, políticos, acadêmicos e organizações da sociedade civil. Paulo Pedro, Ponto Focal Nacional da Sociedade Civil no Combate à Desertificação e membro do Grupo de Trabalho de Combate à Desertificação (GTCD) da ASA, está presente no encontro. 

A abertura do evento aconteceu na última quarta-feira (03), em Juazeiro (BA) e contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Caatinga
Uma das propostas do I ENED é a revitalização da Caatinga, bioma predominante no Semiárido. No início desta semana, o MMA divulgou dados do monitoramento da região realizado via imagens de satélite. Da extensão original do bioma (826.411 km2), 45,39% já foi desmatada, o equivalente a 11 vezes o município de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *