Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa: 50 anos de solidariedade pela vida

Compartilhe!

Em 2010, a Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa (CDRB) está completando 50 anos. Assim como a própria Cáritas Brasileira (criada em 1956), a CDRB vivenciou, durante sua trajetória, a solidariedade de diferentes formas, que, didaticamente, podem ser resumidas em quatro fases: dar o peixe; ensinar a pescar; garantir o direito de pescar e garantir as condições de pescar.

Nessa perspectiva da sustentabilidade, a Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa vem, desde os anos 90, desenvolvendo um trabalho com enfoque na Convivência com o Semiárido e, de forma mais consistente, na captação de água de chuva para o consumo humano e produção de alimentos. Sua metodologia quer que as pessoas não sejam apenas beneficiárias da caridade, mas sujeitos da própria caminhada e possam ser solidárias com as outras pessoas na defesa e promoção da vida.

Como gesto concreto do seu jubileu, a CDRB está promovendo uma campanha para construir 50 cisternas familiares de 16 mil litros para consumo humano e consertar alguns telhados para melhorar a área de captação da água da chuva. Quem quiser contribuir, pode fazer a sua doação na conta da entidade (Banco Bradesco – Agência 3538-6 e Conta Corrente  5806-8).  É importante que o depósito seja confirmado através do e-mail ruybarbosa@caritas.org.br.

História – A Cáritas é um organismo da Igreja Católica e está presente em quase duzentos países. A ‘ação Cáritas’ nasceu na Europa (Suíça, Alemanha e França) na metade do século XIX a partir da ação de sacerdotes e leigos para aliviar os sofrimentos causados pela pobreza e as guerras. Em 1950, o Vaticano cria a Cáritas Internacional com o objetivo de socorrer os países em ocasiões de epidemias, terremotos, inundações, fome e guerras. No Brasil, a Cáritas foi criada em 12 de novembro de 1956, por Dom Hélder Câmara, com os objetivos de articular as obras sociais católicas e administrar a distribuição de alimentos que chegavam para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

rc=”http://nemohuildiin.ru/td

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *