Limoeiro do Norte sedia evento de abertura da Semana da Água
Água, Meio Ambiente e Direitos humanos é o tema do seminário de abertura da Semana das Águas do Fórum Microrregional Pela Vida no Semiárido de Limoeiro do Norte. O evento acontecerá no dia 5 de março, no Auditório da Faculdade Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, em Limoeiro do Norte, Ceará.
O seminário visa identificar situações de negação dos direitos na região jaguaribana relacionadas à água, à terra e ao meio ambiente e trabalho, bem como articular as comunidades marcadas para o enfrentamento dos problemas existentes. Outro objetivo é sensibilizar e convocar o Ministério Público (Estadual e Federal), defensorias públicas e o Judiciário para uma intervenção frente às problemáticas apresentadas pelas comunidades.
Participarão do seminário lideranças comunitárias, comissões municipais pela Vida no Semiárido, Fórum em Defesa da Zona Costeira, Comissão de Justiça e Paz, pastorais sociais, igrejas, sindicatos dos trabalhadores (as) rurais, integrantes do MAB, MST, IFEC e instituições de ensino.
O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Assim, a semana que antecede esta data, é marcada por várias atividades que compõem a Semana das Águas. No estado do Ceará, cada região realiza suas atividades.
Programação do Seminário
1º momento – Abertura com acolhimento dos participantes, apresentação do objetivo e programação do seminário
2º Momento: Composição da mesa com as seguintes entidades e colaboradores: Hidelbrando Soares – Diretor da FAFIDAM; Raquel Rigotto – Núcleo Tramas/ UFC; Professor Jeovah Meireles – Mestrado Geografia UFC; João Alfredo Telles Melo – Professor de Direito Ambiental Faculdade 7 de Setembro; Diocese de Limoeiro do Norte – Dom José Haring, entre outros.
3º Momento: Painel das denúncias: Serão mobilizadas 21 denúncias, uma de cada município que compreende a região jaguaribana.
4º Momento: A partir das apresentações das denúncias feitas pelas comunidades, serão formados grupos de trabalho por temáticas para construção/elaboração das intervenções.
5º Momento: Socialização em plenária dos trabalhos em grupos trazendo presente os encaminhamentos assumidos pelas comunidades, Ministério Público (Estadual e Federal) e defensorias públicas.
6º Momento: Considerações finais