Produtos da Cooperativa Grande Sertão podem receber certificação internacional

Compartilhe!

No dia 19 de janeiro, os associados da Cooperativa Grande Sertão se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha-MG com os auditores João Luiz Veiga e Eduardo Blulen, da FAIRTRADE- Comercio Justo. O objetivo foi conversar sobre a possibilidade de certificação de quatro produtos produzidos pela Cooperativa: polpa de frutas, mel, amendoim e açúcar mascavo. 

Os auditores fizeram entrevistas com os associados, funcionários e diretores da entidade, além de avaliar toda a parte organizacional da Cooperativa. Na ocasião, eles pontuaram algumas adequações que deverão ser seguidas para que a organização  receba a certificação. Se as solicitações forem cumpridas, no prazo de 30 dias, a Cooperativa Grande Sertão receberá o selo de certificação da FLO (Certificação de Desenvolvimento Sócio-econômico LTDA).   

“A vantagem de aderir a esse selo de certificação é que a gente coloca a Cooperativa em um cenário internacional de possibilidades de negócios. Isso hoje pra nós é fundamental porque o produtor familiar tem dificuldade de exportar seus produtos”, avalia o secretário e diretor financeiro da Cooperativa, José Leles Neto. 

A FAIRTRADE- Comercio Justo é uma organização internacional, com sede na Alemanha, que juntamente com a FLO, trabalham com a certificação dos produtos produzidos por agricultores para ser comercializado pelo comércio justo. Os produtores que têm seus produtos certificados pelo FLO acessam todas as vantagens oferecidas pelo Comercio Justo, além de facilitar a comercialização dos seus produtos para outros mercados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *