ASA participa de seminário de cooperação entre a Espanha e o Brasil para construção de cisternas
![](https://enconasa.asabrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/semImagem.gif)
A coordenadora da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), Valquíria Lima, participa nesta quinta-feira (28), no Centro de Convenções Instituto Israel Pinheiro, em Brasília (DF), de um seminário de cooperação entre a Espanha e o governo brasileiro para a construção de cisternas no Semiárido.
O evento está sendo promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN). A previsão é que a Espanha libere os recursos do seu Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento.
A ASA representa a sociedade civil no grupo de 30 pessoas que vai definir as diretrizes, os resultados esperados, as metas, os prazos e o cronograma de atividades das construções para 2010. O grupo também é composto por representantes das três esferas de governo, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Agência de Cooperação Espanhola no Brasil.
A construção de cisternas no Brasil é uma iniciativa da sociedade civil, através do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da ASA, e se tornou uma política pública. Esses reservatórios são voltados para a captação de água para consumo humano. Em todo o Semiárido, já são cerca de 280 mil cisternas construídas pelo P1MC, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas. Além da água de beber, a ASA vem implementando tecnologias de captação de água para produção de alimentos, através do P1+2 – Programa Uma Terra e Duas Águas.