Seiscentas toneladas de alimentos para as vítimas do terremoto no Haiti

Leite em pó, arroz e feijão fazem parte dos estoques do PAA e podem ser enviados para as tropas brasileiras e para os sobreviventes
Compartilhe!

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) fizeram uma reunião de trabalho, quarta-feira (13), para discutir o envio ao Haiti de 400 toneladas de leite em pó para tropas militares e sobreviventes do terremoto que atingiu o país na terça-feira (12).

Segundo a diretora Neila Batista, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, os alimentos fazem parte do estoque do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e, se houver demanda, o MDS ainda tem disponíveis 200 toneladas de feijão e arroz. Os ministérios aguardam instruções do Comitê de Crise criado pelo Governo Federal para definir ações de ajuda à população haitiana.

MDS colabora em projetos técnicos

Desde 2004 o MDS participa de acordos e missões de ajuda ao Haiti. A partir da visita oficial do presidente Lula ao país, em maio de 2008, começou a ser elaborado o Programa Estratégico de Cooperação Técnica nas Áreas de Segurança Alimentar e de Agricultura. O ministro Patrus Ananias estava nessa viagem.

Após a visita, o MDS participou da reunião, em junho de 2008, em Roma, intitulada Amigos do Haiti. O encontro reuniu representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e do Programa Mundial de Alimentos (PMA). Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, anunciou contribuições adicionais na área de segurança alimentar no valor de US$ 1,4 milhão.

Com base na reunião de Roma, a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores, organizou missão multidisciplinar ao Haiti, em julho de 2008. Representantes do MDS e de outros ministérios visitaram várias regiões para avaliar quais programas sociais poderiam ser implantados. Em setembro do mesmo ano, foi a vez de os haitianos visitarem o Brasil, onde verificaram como funcionam os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Cisternas.

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira, esteve no Haiti em fevereiro de 2009, para apresentar o PAA e as Cisternas. Após essas missões, foi elaborado o Programa Estratégico para o Triênio 2008-2010, para a cooperação do MDS em duas ações: construção de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva e estudo para promoção de ações de fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar e nutricional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *